Imagem destaque notícia SAÚDE CAPACITA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES DE REANIMAÇÃO NEONATAL

13/09/2018 - 13:33 Saúde

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde promoveram capacitação em neonatologia para a equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) do Hospital João Paulo II. O objetivo é capacitar a equipe, uniformizando condutas em cumprimento às novas diretrizes de reanimação neonatal 2016 estabelecida pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Essas diretrizes estabelecem normas para reanimação de recém-nascido maior ou igual a 34 semanas em sala de parto e reanimação de prematuro menor que 34 semanas em sala de parto.
Para a secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira, a iniciativa integra a proposta da prefeitura, da Secretaria da Saúde e do Hospital João Paulo II de promover capacitações periódicas junto às equipes, e que o principal objetivo desse treinamento reforça o compromisso da equipe em empenhar todos os esforços para salvar a vida dos recém-nascidos gravemente enfermos que necessitem de reanimação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2016), os países devem assegurar que a vida de cada recém-nascido é prioritária, sendo a qualificação no atendimento a esse público parte desses esforços.
Ao final do treinamento, Carla Ferreira disse que o curso vai ajudar no dia a dia da vivência das intercorrências que, por ventura, possam surgir no momento do parto. “Poder contar com uma equipe mais capacitada ajuda no atendimento e evita situações que podem agravar o quadro da criança”, concluiu.