Com o objetivo e combater o mosquito aedes aegypti e outros vetores de doenças como dengue, zika vírus, chicunkunya e febre amarela, a equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araporã deu início ao tratamento espacial. Conhecido como fumacê, a aplicação de inseticida está percorrendo todos os setores da cidade.
Sem prejuízos à saúde, o fumacê previne o aumento da proliferação de transmissores de doenças, bem como o pernilongo comum. O fumacê é um inseticida que possui atuação em larga escala e é despejado em forma de vapor.
Esse trabalho é complementado pela vigilância constante realizada pelos agentes comunitários de endemias que vistoriam diariamente as residências e lotes baldios. É importante destacar que nesse trabalho dos ACSs acontece ainda aplicação (sob necessidade) de larvicida granulado nos criadouros (caixas de esgoto, canaletas, águas servidas, paradas, limpas ou poluídas, caixas de águas pluviais e bueiros), nos locais de possíveis focos de proliferação de larvas de mosquitos.
GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO