Notícia

Imagem destaque notícia SAÚDE ENCERRA 2ª TEMPORADA DO PROGRAMA JUNTOS NA MEDIDA CERTA ELIMINANDO 90 QUILOS

SAÚDE ENCERRA 2ª TEMPORADA DO PROGRAMA JUNTOS NA MEDIDA CERTA ELIMINANDO 90 QUILOS

Na última quarta-feira (18) a Secretaria da Saúde de Araporã encerrou a segunda edição do Programa Juntos na Medida Certa. O programa que tem por objetivo incentivar hábitos saudáveis de alimentação aliados a atividade física e cuidados com a saúde. Contou com 110 inscrições. Desse total, 27 cumpriram todas as etapas, chegando à final. Desde o dia 10 de outubro - quando o programa foi iniciado – até a final, os participantes conseguiram eliminar um total de 90,8 quilos em peso, dos quais 85,78 quilos corresponderam à gordura corporal.
Juntos na Medida Certa é uma ação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), órgão ligado à Atenção Básica da Saúde. Conta toda a equipe multidisciplinar da qual faz parte a educadora física Angélica Silva, a nutricionista Dinamara Roque, o fisioterapeuta Igor Augusto e psicólogo Marcos Pereira. Esses profissionais garantem aos participantes todo apoio e acompanhamento necessários durante o programa. Assim, além das atividades físicas desenvolvidas em grupo três vezes por semana, o programa consiste na avaliação e acompanhamento do peso, orientação nutricional através de uma alimentação balanceada e apoio psicológico.
No encerramento do Programa Juntos na Medida Certa, além dos participantes e da equipe multidisciplinar do Nasf, a secretária da Saúde fez questão de estar presente e parabenizar cada um dos finalistas pela superação dos obstáculos, pela perseverança e pelo cumprimento das metas.
Ouros números levantados no encerramento do programa é que os participantes conseguiram eliminar 185 cm de cintura e ganharam 18,69 quilos de massa muscular.
Mas os ganhos vão bem além do que o fator estético pode mostrar. Relato de participantes mostram que muitos deles conseguiram diminuir e até mesmo eliminar o uso de medicamentos para dores musculares. Com os resultados eles também passaram a controlar de forma mais eficiente a glicemia e a pressão arterial. A mudança de hábito refletiu ainda na qualidade do sono, pois conseguiram dormir melhor e acordar mais dispostos. Esse conjunto de fatores proporcionou a elevação da alto-estima, servindo como força motriz para manter a alimentação saudável.
Os participantes com melhores resultados, sendo três homens e três mulheres foram premiados com brindes, sendo eles:
Feminino: Eliane Lima (1º lugar), Vânia Lopes (2°lugar) e Vera Lúcia (3°lugar).
Masculino: Ailton Luiz (1º lugar), José Roberto (2°lugar) e Jaime Santos (3°lugar).
O sucesso das duas primeiras edições do Programa Juntos na Medida Certa será continuado em 2020. Os interessados devem ficar atentos às inscrições e fazer parte desse projeto de resultados que está entregando bem estar e qualidade de vida à população.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO