Imagem destaque notícia SAÚDE ENCERRA COM CAMINHADA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

SAÚDE ENCERRA COM CAMINHADA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

02/10/2018 - 13:58 Saúde

A Secretaria de Saúde, através da equipe de Saúde Mental da Atenção Básica encerraram na manhã dessa sexta-feira (28) as atividades da campanha Setembro Amarelo. Foi com uma grande caminhada de conscientização para a prevenção ao suicídio que a campanha foi encerrada. A caminhada contou com a participação de servidores de vários setores da Prefeitura de Araporã: Saúde, Educação, Ação Social, Comunicação e entidades como o Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA). Cada escola participou com uma turma de alunos.
A concentração aconteceu na Praça Waldomira Neves Ferreira, no Bairro Alvorada, de onde a caminhada liderada pela secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira e a equipe de psicólogos da rede municipal e partiu em direção ao Centro Administrativo, no Centro. Durante o trajeto a secretária da Saúde cumprimentou a comunidade, servidores públicos e comerciantes, chamando a atenção de todos para a necessidade de ficar atento a cada sinal que possa ajudar na prevenção ao suicídio.
Na porta da prefeitura a manifestação foi recepcionada pela prefeita Renata Cristina Silva Borges que lembrou que a sociedade está cada vez mais doente, avaliando os fatores psicológicos. Ela falou da influência da tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, afastando-as do convívio social; da falta de tempo de qualidade dedicado à família e aos amigos; do feminicídio fatos que mostram o adoecimento da comunidade. “Precisamos ficar atentos por que muita coisa pode ser feita para evitar esse adoecimento, assim como o suicídio. Agradeço cada colaborador que abraçou essa campanha para a chamar a atenção da nossa comunidade. Tenho orgulho da saúde do município que vem dando atenção muito especial à saúde mental que, pela primeira vez é discutida abertamente junto à comunidade araporense. Se cada um fizer a sua parte nós teremos uma comunidade mais saudável e um lugar melhor para se viver”, disse Renata Borges.

Campanha

Em Araporã a campanha Setembro Amarelo teve início no dia 18 com a capacitação dos agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros servidores da saúde com foco na prevenção ao suicídio. Na ocasião foi realizada Mesa Redonda comandada pela equipe de psicologia da rede de saúde, educação e ação social.
No dia 19, aconteceu palestra tendo como tema “Dependência de Álcool e Droga”. A palestra oi ministra pelo psicólogo Paulo Henrique Macedo Costa.
Segundo a secretária da Saúde, o objetivo das ações desenvolvidas pelo município de Araporã é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão e que essas ações são complementadas pelo trabalho diário da equipe de saúde mental da rede municipal.