Imagem destaque notícia Saúde implanta sistema de agendamento para acabar com filas

Saúde implanta sistema de agendamento para acabar com filas

População não precisa madrugar em filas para conseguir atendimento

No começo desse ano, um dos principais desafios da atual gestão era humanizar o atendimento na rede pública de saúde. Em menos de um ano, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde conseguiram fazer a lição de casa e hoje o atendimento à população é classificado como de excelência. Para se chegar a esse rendimento de alto padrão foi necessário mexer na dinâmica e na logística do atendimento.

Com o objetivo de melhorar e agilizar o fluxo de atendimento, a Secretaria da Saúde implantou um criterioso sistema de distribuição de senhas e agendamento de consultas e exames de especialidade. Isso fez zerar filas e reduziu o fluxo de pacientes na Secretaria.

Para dar continuidade e fortalecer o sistema de trabalho implantado, a Secretaria da Saúde informa à população que não é preciso madrugar na porta da Secretaria para conseguir uma consulta ou a liberação de exames, já que esses procedimentos são liberados através de agendamentos e distribuição de senhas. Esse sistema de trabalho foi implantado para dar mais dignidade, respeitando o direito do cidadão de ter assegurado o acesso à saúde.

O agendamento de consultas especializadas e exames pode acontecer durante todo o dia na Secretaria em qualquer horário. A liberação de algumas especialidades e exames obedece um calendário, mas o paciente é devidamente informado. O horário de funcionamento da Secretaria da Saúde é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Enquanto isso, o atendimento à Atenção Primária é realizado diariamente nas unidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) que realizam um trabalho rotineiro de qualidade e precisão. Esse resultado é complementado pelo atendimento de pronto socorro que é feito pelo Hospital Municipal João Paulo II.