Imagem destaque notícia Saúde implanta sistema de agendamento para acabar com filas

Saúde implanta sistema de agendamento para acabar com filas

13/11/2017 - 13:12 Saúde

População não precisa madrugar em filas para conseguir atendimento

No começo desse ano, um dos principais desafios da atual gestão era humanizar o atendimento na rede pública de saúde. Em menos de um ano, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde conseguiram fazer a lição de casa e hoje o atendimento à população é classificado como de excelência. Para se chegar a esse rendimento de alto padrão foi necessário mexer na dinâmica e na logística do atendimento.

Com o objetivo de melhorar e agilizar o fluxo de atendimento, a Secretaria da Saúde implantou um criterioso sistema de distribuição de senhas e agendamento de consultas e exames de especialidade. Isso fez zerar filas e reduziu o fluxo de pacientes na Secretaria.

Para dar continuidade e fortalecer o sistema de trabalho implantado, a Secretaria da Saúde informa à população que não é preciso madrugar na porta da Secretaria para conseguir uma consulta ou a liberação de exames, já que esses procedimentos são liberados através de agendamentos e distribuição de senhas. Esse sistema de trabalho foi implantado para dar mais dignidade, respeitando o direito do cidadão de ter assegurado o acesso à saúde.

O agendamento de consultas especializadas e exames pode acontecer durante todo o dia na Secretaria em qualquer horário. A liberação de algumas especialidades e exames obedece um calendário, mas o paciente é devidamente informado. O horário de funcionamento da Secretaria da Saúde é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Enquanto isso, o atendimento à Atenção Primária é realizado diariamente nas unidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) que realizam um trabalho rotineiro de qualidade e precisão. Esse resultado é complementado pelo atendimento de pronto socorro que é feito pelo Hospital Municipal João Paulo II.