Imagem destaque notícia SAÚDE LEVA VACINA DA GRIPE AO PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE

SAÚDE LEVA VACINA DA GRIPE AO PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE

16/04/2019 - 11:00 Saúde

Na tarde de sexta-feira (12) a equipe técnica da Secretaria da Saúde realizou visita ao Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA) levando a campanha de vacinação contra o H1N1 para a população com idade acima de 60 anos. A Campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 10 de abril e esse público faz parte do grupo prioritário e por isso integra a estratégia de vacinação contra a gripe. A ação também serviu para colocar em dia o cartão de vacinas dos idosos. A secretária de Saúde fez questão de acompanhar a campanha e de reforçar o compromisso de trabalho pela valorização à terceira idade.

Na oportunidade, toda a equipe diretiva e da Atenção Básica da Saúde esteva presente na visita ao CAIA. A secretária aproveitou o ensejo para conversar com o público da terceira, tendo em vista que a entidade realizou recentemente a 1ª Conferência Municipal do Idoso quando foram levantadas várias discussões e propostas voltadas para a saúde.

A secretária apresentou toda a equipe de trabalho: Secretaria da Saúde, equipes dos três PSFs, da Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, agentes comunitários de saúde, diretoria do Hospital João Paulo II, Centro de Fisioterapia, Odontologia, assistente social e da Farmácia Municipal. Segundo a secretária essa equipe é responsável pelo atendimento nos mais diversos setores da saúde e que todos estão comprometidos em atender toda a comunidade da melhor forma possível.

Ela ainda elencou a rede de atendimentos que diariamente o município leva a toda comunidade e, em especial, às pessoas da terceira idade. Faz parte dessa rede de atendimento e de serviços a oferta de leitos especiais, bolsas de colostomia, Tratamento Fora Domicílio (TFD) que abrange hemodiálise, glaucoma, catarata, oncologia, distribuição de medicamentos, atendimento a pacientes acamados, fisioterapia, saúde mental e muitos outros.

Mas a secretária também falou dos projetos que serão implantados para atender, de forma ainda mais especial, a terceira idade. Um desses benefícios será a entrega da Caderneta do Idoso preconizada pelo Ministério da Saúde que vai acompanhar todo o histórico de saúde do paciente. A reabertura da Academia da Saúde com atividades voltadas para os idosos é outra importante ação que será executada em breve. “Toda a equipe está empenhada em levar o melhor atendimento a toda comunidade, e em especial para a terceira idade. Essa equipe de trabalho é parceira de vocês e qualquer um deles está capacitado para atendê-los da melhor forma possível. As vezes não podemos resolver tudo o que vocês precisam, mas procuramos resolver o máximo possível dentro dos recursos e da disponibilidade que temos”, disse a secretária.

Ao encerrar a visita no CAIA a secretária colocou toda a estrutura da pasta a serviço dos idosos e a refirmou o compromisso da administração em trabalhar para assegurar o direito básico da comunidade à saúde.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação