Notícia

Imagem destaque notícia SAÚDE MOBILIZA EQUIPE PARA O DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

SAÚDE MOBILIZA EQUIPE PARA O DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, no sábado (04) a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde desenvolveram o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). O Dia D aconteceu nos PSF 1 e 3, localizado no Centro e contou com a presença do casal Zé Gotinha e Maria Gotinha. Além da vacina contra a gripe, aconteceu também a atualização da caderneta vacinal.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe vai vacinar grupos prioritários. Em Araporã fazem parte da estratégia de prioridade: gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto), crianças com idade entre seis meses e 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos maiores de 60 anos, professores regentes das redes pública e privada, profissionais da área da saúde. Pessoas de qualquer idade portadoras de doenças crônicas (diabetes, cardíacos, respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como câncer e outras), devem tomar a vacina. Mas para esse público, é preciso apresentar lado médico que comprove a doença. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário. Nos anos anteriores o município de Araporã registrou índices de vacinação superiores à meta estabelecida pelo governo federal.

Quem perdeu o Dia D não precisa se preocupar. A campanha será desenvolvida até o dia 31 de maio. Para receber a dose da vacina basta procurar a sala de vacina do PSF 1 (Centro) ou do PSF 2 (Bairro Alvorada). É preciso apresentar Cartão de Vacinas e Cartão do SUS.
Por que a vacinação é importante: Apesar de parecer simples, a doença, em suas mais diversas variações de vírus, pode trazer complicações e levar a óbito, daí a importância de se prevenir da doença, principalmente por meio da vacinação.

Segundo informações do ministério, os vírus de gripe que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. O ministério reforça à comunidade que a vacina oferecida na campanha protege contra os três tipos de vírus e afirma que se mantém vigilante quanto à circulação de vírus influenza no Brasil.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação