Imagem destaque notícia Saúde na Escola desenvolve ação preventiva à hanseníase, tracoma e verminose

Saúde na Escola desenvolve ação preventiva à hanseníase, tracoma e verminose

29/06/2018 - 10:27 Saúde

Alunos da Escola Prefeito Wilmar recebem orientações e visita de médico em campanha de prevenção

Através de uma parceria que envolveu as secretarias da Saúde e da Educação e Cultura, Departamento de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica à Saúde, alunos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira que faz parte da Rede Municipal de Ensino de Araporã estão na ação Saúde na Escola. Essa etapa consta campanha de orientação e prevenção à hanseníase, tracoma e verminoses. Dividida em etapas, a primeira ação contou com a distribuição de panfletos e orientações sobre a hanseníase.

Na segunda etapa, a médica Lynea Honorato esteve na escola realizando exames para detecção do tracoma. Participaram da ação os alunos cujos pais autorizaram o procedimento. A próxima etapa consiste da administração de vermífugos da qual vão participar os alunos autorizados pelos pais ou responsáveis.

O objetivo é promover a qualidade de vida dos alunos aliando a saúde às condições saudáveis ao processo de ensino-aprendizado.

Hanseníase

É uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

Essa doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade em áreas endêmicas. Entretanto, é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada adoece.

Tracoma

É uma doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

Em áreas com grande quantidade de casos ocorre um maior risco de reinfecções. Infecções repetidas da doença produzem cicatrizes na conjuntiva do olho, que podem levar ao entrópio (pálpebra em posição defeituosa com margem para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas bordas da pálpebra, tocando o globo ocular). O atrito do cílio sobre o globo ocular causam alterações na córnea que podem provocar a diminuição da acuidade visual até à cegueira. O tracoma é responsável por prejuízos visuais em 1,9 milhões de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível

Verminose

É uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais. Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.