Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia SAÚDE NA ESCOLA PROMOVE COM ALUNOS DEBATE SOBRE PRECONCEITO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

SAÚDE NA ESCOLA PROMOVE COM ALUNOS DEBATE SOBRE PRECONCEITO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

07/06/2019 - 10:39 Educação e Cultura

Diretos Humanos, Cultura da Paz e Cidadania foram os temas discutidos pela ação Saúde na Escola com os alunos dos oitavos anos da Escola Olitha de Oliveira Vale na manhã de quinta-feira (29). Os alunos foram reunidos no Teatro João Guimarães Rosa. A ação constou de palestra com as psicólogas Aline Cristina Andrade de Araújo (PSF 1) e Ludmilla Ferrante Fagundes (PSF 3), bem como apresentação de vídeo educativo sobre o preconceito, respeito à diversidade e valores humanos. Além das psicólogas, agentes comunitários de saúde contribuíram para a realização da ação.

Conforme as psicólogas, em Araporã as relações de respeito e a promoção da saúde são compartilhadas entre saúde e educação. A integração de saberes, de práticas, de responsabilidades e de cuidado na perspectiva de fomentar uma postura cidadã dos educandos e equipes de saúde e educação é fundamental para que se garanta direitos e se promova uma cultura de paz.

Dessa forma, foi debatido com as crianças em rodas de conversas sobre a construção da cidadania, onde um convívio respeitoso pode ser capaz de contribuir para a garantia dos Direitos Humanos no sentido de evitar as manifestações da violência e fomentar a construção da Cultura de Paz. A convivência com o outro, valores como justiça, diversidade, respeito e solidariedade, as diferenças individuas são temas da prática educativa que perpassa todas as ações pedagógicas, e precisam ser lembradas todos os dias tanto na escola como também na família.

Os alunos foram divididos em grupos para a realização de atividades práticas em cima do tema proposto. Os educandos foram provocados pelas psicólogas a discutir o assunto e retratar na produção de cartazes o que cada grupo conseguiu absorver da ação. Os cartazes foram afixados na escola para que a ação seja disseminada entre os mais alunos de unidade de ensino.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino. A cada edição um tema é apresentado para a discussão ou debate junto aos alunos.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação

 

Últimas notícias