Notícia

Imagem destaque notícia SAÚDE ORIENTA E ESCLARECE PROCEDIMENTOS PARA ENCAMINHAMENTO DE ESPECIALIDADES

SAÚDE ORIENTA E ESCLARECE PROCEDIMENTOS PARA ENCAMINHAMENTO DE ESPECIALIDADES

Os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) - conhecidos como médicos da família - são profissionais capacitados para atender pacientes desde o nascimento, e podem lidar com até 80% dos problemas de saúde. A ideia central destes profissionais é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, o que lembra a figura do médico de confiança. Esse profissional acompanha, crianças, adultos, gestantes e idoso, faz prevenções ginecológicas, urológicas cardíacas, vasculares e, caso veja necessidade, encaminha o paciente para um especialista.

Dentro da Atenção Básica da Saúde, o médico da família realiza atendimentos tanto em ambulatórios, clínicas, hospitais, visitas domiciliares e desenvolve atividades comunitárias. Por ser um profissional especializado em atender pessoas, independente do problema que elas tenham, o médico da família enxerga o paciente como um todo.

Dessa forma e por entender os benefícios que a medida pode e vai trazer aos pacientes, muitos países de primeiro mundo já adotam este método e, atualmente aqui no Brasil, planos de saúde particular já enxergam estes benefícios.

A Secretaria da Saúde de Araporã a qual segue sempre o que preconiza o Ministério da Saúde informa que o médico da família está preparado para atender a especificidade de cada paciente, dando-lhe o devido atendimento e, caso seja identificada a necessidade, o melhor e correto encaminhamento para o especialista será feito.

É importante ressaltar que mesmo após o atendimento com o especialista quando for o caso, o paciente deverá ser acompanhado pelo médico do PSF. Para isso, o médico especialista vai enviar o histórico completo para o médico da família para que o acompanhamento seja feito na unidade do PSF de origem do paciente.

Para ter uma vida cada vez mais saudável, procure o médico do seu PSF e seja atendido com a qualidade e a precisão que você merece.

 GECOM – Gerenciamento de Comunicação