Notícia

Imagem destaque notícia SAÚDE ORIENTA MÃES SOBRE ALEITAMENTO NA SEMANA DA AMAMENTAÇÃO

SAÚDE ORIENTA MÃES SOBRE ALEITAMENTO NA SEMANA DA AMAMENTAÇÃO

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria da Saúde e da Atenção Básica em Saúde está comemorando a Semana da Amamentação. Para celebrar a data, as unidades do PSF estão realizando encontros com gestantes para orientá-las sobre a importância do aleitamento materno que deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê. Na quinta-feira (02) a reunião aconteceu no PSF 3 e contou com palestra ministrada pela enfermeira Genimar Alves. A secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira e a equipe multidisciplinar do PSF 3, como o médio Leandro Miranda, Maria Luiza Valentin Arruda (coordenadora da Atenção Básica em Saúde)e as agentes comunitárias de saúde participaram do encontro.

Na pauta do evento orientações às futuras mamães sobre os cuidados com a sua saúde e a do bebê, a importância dos exames e do acompanhamento médico durante a gravidez, a importância do aleitamento materno, cuidados com a gestante e o bebê após o parto, dentre outras. As gestantes tomaram conhecimento ainda dos serviços e dos atendimentos disponibilizados na rede pública para orientar e cuidar da mãe e do filho. Dentre esses atendimentos e serviços, destaque para o acompanhamento médico (clínico geral e pediatra), nutricionistas, dentistas, psicólogos e enfermagem.

Outro objetivo do encontro é reunir as futuras mamães para - além de orientá-las e esclarecer suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e a maternidade - proporcionar a troca de experiências entre gestantes que já tiveram filhos e as mães de primeira viagem, desmistificando alguns mitos na gestação e no aleitamento.

O trabalho de conscientização sobre a amamentação é uma ação de rotina dentro da Atenção Básica em Saúde e que ganha foco ainda mais especial na Semana da Amamentação. Ele é complementado pelas visitas domiciliares realizadas pelas agentes comunitárias de saúde.

As próximas reuniões vão acontecer na terça-feira (07) no PSF 2, a partir das 7h e na quinta-feira (09), no PSF 1, no mesmo horário para as gestantes das respectivas áreas de cobertura.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO