A Prefeitura de Araporã, por meio da Secretaria da Saúde e da Vigilância Sanitária e Epidemiológica promoveu no dia 18 de junho treinamento em campo para os agentes de combate a endemias. O treinamento aconteceu na zona rural e teve como foco a identificação, captura e combate do barbeiro, inseto que, infectado, pode transmitir a doença de chagas para seres humanos. A equipe de apoio que faz parte do contrato emergencial para o controle de endemias também participou da capacitação.
Durante o treinamento os agentes tiveram a oportunidade de conhecer as variedades do inseto, qual delas é predominante na região, seus hábitos, a forma que se dá o contato com o ser humano, formas de prevenção e combate, dentre outras. Logo em seguida a equipe passou a realizar o trabalho de busca e captura dos insetos.
Esse trabalho faz parte do plano de monitoramento de chagas desenvolvido pela Secretaria da Saúde. Nas propriedades onde há o registro do inseto, os proprietários são orientados sobre os procedimentos que devem ser tomados em caso de captura de barbeiros ou de espécies parecidas. Entre as recomendações, estão atitudes como não matar os insetos, mas levá-los vivos, em um pote com a tampa furada, para a Vigilância Sanitária e Epidemiológica. A partir daí o animal é encaminhado para análise em laboratório de entomologia para identificação e exame de infecção.
A ação dos agentes de endemias abrange ainda o trabalho de profilaxia. Registrada a presença do barbeiro, a equipe aplica inseticida para conter a sua infestação. Durante as vistorias, os agentes de endemias realizam também a captura de outros animais, como escorpiões.









