Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia SAÚDE REALIZA CONTROLE DE INSETOS BARBEIROS NAS PROPRIEDADES RURAIS

SAÚDE REALIZA CONTROLE DE INSETOS BARBEIROS NAS PROPRIEDADES RURAIS

30/10/2018 - 16:54 Saúde

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica está concluindo o trabalho de controle de barbeiros nas propriedades rurais. O trabalho que tem início com o levantamento da presença dos insetos percorreu todos 315 domicílios rurais. Em 12 foram encontrados os insetos que podem transmitir a doença de chagas.
Após identificar a presença dos insetos, a equipe do Núcleo de Endemias deu início ao trabalho de coleta dos insetos para análise laboratorial. Os espécimes foram enviados para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses, em Uberlândia. Esse exame é necessário para saber se os insetos estão contaminados e se podem transmitir a doença de chagas para os seres humanos. Logo em seguida, a equipe iniciou a aplicação de inseticida para eliminar os barbeiros.
Se o resultado laboratorial der positivo para a contaminação dos insetos, todos os moradores da residência são orientados a procurar a unidade de saúde para realizar os exames específicos e iniciar o tratamento.
Doença de chagas é transmissível, causada por um parasito transmitida principalmente através do "barbeiro". O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.
A transmissão se dá pelas fezes que o "barbeiro"deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada. O Trypanosoma cruzicontido nas fezes do "barbeiro" pode penetrar no organismo humano, também pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele. Podemos ter ainda, outros mecanismos de transmissão através de: transfusão de sangue, caso o doador seja portador da doença; transmissão congênita da mãe chagásica, para o filho via placenta; manipulação de caça (ingestão de carne contaminada) e acidentalmente em laboratórios.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

Últimas notícias