Imagem destaque notícia SAÚDE REFORÇA AÇÕES DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

SAÚDE REFORÇA AÇÕES DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

08/10/2019 - 08:12 Saúde

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa. E foi durante todo esse mês que a Secretaria da Saúde de Araporã, através da Atenção Básica, desenvolveu atividades voltadas para a prevenção do suicídio. Para chamar a atenção da população para o problema, a Secretaria da Saúde, juntamente com os psicólogos da rede levaram ações, palestras e discussões aos usuários da saúde pública para as Unidades Básicas de Saúde (UBS)com o atendimento em sala de espera.
As equipes também se dividiram as ações entre as escolas, onde os professores foram orientados a observar o comportamento de alunos e até mesmo dos funcionários colegas de trabalho. Essa vigilância contribui para identificar possíveis problemas relacionados à saúde mental. Os CEMEIs Antônio Rabelo e Professora Erotildes Silva Menezes, as escolas Lápis de Cor, Prefeito Wilmar Alves de Oliveira, Olintha de Oliveira Vale e Nascer do Sol receberam a equipe de psicólogos e agentes comunitários de saúde que levara orientações aos professores e funcionários.
A campanha também orientou os profissionais da área da saúde e grupos de saúde mental. Toda a pauta teve como foco a prevenção do suicídio.
Aproveitando a oportunidade, a Secretaria da Saúde realizou no dia 10 de setembro a 2ª Caminhada pela vida – Falar é a melhor solução”. Contando com a participação de funcionários da saúde, professores e alunos, a caminhada saiu da Praça Waldomira Neves Ferreira (Bairro Alvorada) até a Prefeitura, fazendo um alerta à população.
As ações da campanha Setembro Amarelo reforçaram o trabalho desenvolvido pela equipe de saúde mental e as ações desenvolvidas junto à cada unidade em favor da saúde mental.