Imagem destaque notícia SECRETARIA DA SAÚDE ADOTA AGENDA PARA VACINAÇÃO DA BCG QUE ESTÁ EM FALTA NO PAÍS

13/08/2019 - 16:52 Saúde

Por orientação da Superintendência Regional da Saúde (Uberlândia) a Secretaria de Saúde de Araporã está reavaliando a estratégia de imunização de recém-nascidos que precisam receber a dose da vacina BCG. A orientação da SRS (veja nota abaixo) partiu da constatação do desabastecimento da vacina que é disponibilizada pelo Governo Federal. A BCG é uma das vacinas mais importantes da vida do bebê, protege contra a tuberculose e é a primeira a ser tomada pelo recém-nascido. A recomendação é que a imunização seja feita nos primeiros 30 dias de vida, mas também é disponibilizada para crianças até cinco anos de idade.
Preocupada em garantir a vacinação dos recém-nascidos e seguindo a orientação da SRS, a Secretaria da Saúde informa que a vacina não está em falta no município, mas que reorganizou o fluxo de vacinação da BCG. Até que o fornecimento da vacinação seja regularizado pelo governo, a vacinação está sendo agendada e realizada a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, no PSF 2 (Bairro Alvorada), das 7h às 10h30. Esse agendamento tem por objetivo economizar as doses da vacina, já que um frasco contém dez doses e uma vez aberto, deve ser consumido em no máximo seis horas.
Para receber a dose da vacina, os pais devem procurar uma unidade do PSF para fazer o agendamento. É necessária a apresentação do cartão de vacinas da criança e Cartão SUS.

Nota da Superintendência Regional da Saúde

URGENTÍSSIMO!
AOS COORDENADORES DE IMUNIZAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA
DIANTE DO DESABASTECIMENTO DA VACINA BCG, SOLICITAMOS QUE AS COORDENAÇÕES MUNICIPAIS, AVALIEM A ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO DOS RÉCEM NASCIDOS, POIS ESTAMOS EM FALTA NA SRS UBERLÂNDIA E RECEBEREMOS NO MÊS EM CURSO, APENAS 20% DA COTA PARA ATENDER TODA POPULAÇÃO REGIONAL.
NOSSA ORIENTAÇÃO, É QUE SEJA FEITO UM PLANEJAMENTO EMERGENCIAL DE AGENDAMENTO DA VACINAÇÃO EM APENAS UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA, NOS MUNICÍPIOS ONDE ESTEJA ACONTECENDO NASCIMENTO.
NOS MUNICÍPIO DE GRANDE DEMANDA, VACINAR UMA VEZ POR SEMANA E ONDE DEMANDA FOR MENOR, A CADA 15 DIAS.
OUTRA SITUAÇÃO, É A FALTA DE PRODUÇÃO DE SERINGA/AGULHA 1M/13X3,8 PARA BCG.
PELO MANUAL DE PROCEDIMENTO, PODE-SE ULTILIZAR A SERINGA DE 1ML/13X3,4, MANTENDO SEMPRE A VIA INTRADÉRMICA.
INFELIZMENTE, NÃO HA OUTRA FORMA DE ENFRENTARMOS ESTA SITUAÇÃO, SEM TOMARMOS MEDIDAS DE CONTENÇÃO, PARA QUE AS CRIANÇAS SEJAM MINIMAMENTE PREJUDICADAS.
SRS UBERLÂNDIA