Imagem destaque notícia SECRETARIA DA SAÚDE DE ARAPORÃ REALIZA CAMPANHA ABRAÇO ROSA PARA CHAMAR A ATENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

26/10/2018 - 10:15 Saúde

Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os riscos do câncer de mama, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde realizaram no dia 11 o evento Abraço Rosa. A ação que faz parte da campanha Outubro Rosa constou de palestra ministrada pelo médico mastologista Wesley Santos e aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. A secretária da Saúde Carla Ferreira de Oliveira Teixeira acompanhou o evento.
Aberta à comunidade, a palestra abordou a importância do autoexame (apalpação das mamas), os cuidados preventivos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, os riscos como o uso de álcool e tabaco, a importância da realização exames periódicos, sintomas da doença, dentre vários outros.
Conforme o médico Wesley Santos, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. “Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar”, disse.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. “Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres”, ressaltou Dr. Wesley.
De acordo com o palestrante, além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Ele ainda explicou sobre os exames realizados como a mamografia e a periodicidade para cada caso. A mamografia é feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias”, concluiu o médico.
A Secretaria da Saúde lembra às pacientes que em caso de dúvidas sobre a realização do autoexame, as enfermeiras dos PSFs estão aptas a orientar o procedimento que deve ser feito pela própria mulher após o período menstrual.