Imagem destaque notícia Secretaria da saúde leva palestra sobre combate ao aedes a Usina Araporã Bioenergia

29/01/2018 - 08:59 Saúde

Ação é complementada com mutirão para retirada de lixo que pode acumular água

Na manhã de sexta-feira (26), funcionários da empresa Araporã Bioenergia participaram de palestra ministrada pelo Departamento de Epidemiologia, Secretaria da Saúde e Prefeitura de Araporã. O evento contou com inspeção e coleta de material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito aedes, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela.

Participaram também dessa cruzada as equipes da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos representada pelo secretário Luiz Carlos Guerino, e da Cooperativa de Reguladores e Compostagem Nascer do Sol (Coopersol). As equipes foram recepcionadas e acompanhadas por Neidimar Rodrigues da Silva (gestão de qualidade) e Tamires Batista de Souza (engenheira ambiental), ambas funcionárias da empresa Araporã Bioenergia.

Na oportunidade o palestrante Valdir Dornelas (Departamento de Epidemiologia da Secretaria da Saúde) falou sobre a biologia do mosquito aedes aegypti , as fases e o ciclo evolutivo, locais onde o mosquito se reproduz, explicou os meios de eliminar os criadouros, as vantagens e desvantagens do controle químico, dentre outros.

O secretário Luiz Carlos Guerino enfatizou a importância do cuidado com o meio ambiente e o cuidado individual de cada um para que haja melhor qualidade de vida.

Depois da palestra, um mutirão de coleta de material mobilizou as equipes da empresa Araporã Bioenergia, do Departamento de Epidemiologia e da Coopersol. Nessa ação, todo o perímetro da usina foi percorrido pelas equipes que recolheram todo objeto que pode acumular água, eliminando criadouros para o mosquito.