Imagem destaque notícia Secretaria da Saúde monta plano de ação de combate ao Aedes

Secretaria da Saúde monta plano de ação de combate ao Aedes

22/01/2018 - 17:25 Saúde

Equipes de ACS e endemias trabalham das 12h às 17h e das 18h às 20h

Com o objetivo de atender todos os domicílios de Araporã, a Prefeitura e a Secretaria da Saúde elaboraram um plano de ação e um calendário especial de trabalho para os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. As visitas domiciliares agora são realizadas no horário das 12h às 17h e das 18h às 20h. O objetivo desse plano de trabalho é levar a inspeção e combate ao mosquito Aedes a todas casas, tendo em vista que muitos moradores trabalham no horário regular em que as visitas domiciliares são realizadas, não sendo encontrados em domicílio.

O plano de trabalho será mantido até que todas as residências e estabelecimentos sejam visitados pelas equipes. As equipes levarão à comunidade orientações de combate ao Aedes, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zica viru e febre amarela. Além disso, será feita a inspeção em quintais, coleta de material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito e o acompanhamento do cartão de vacina. A população que ainda não se vacinou contra a febre amarela será orientada a procurar a sala de vacina dos PSFs 1 e 2.

A Prefeitura de Araporã está compromissada em fechar as portas para dengue, febre amarela e demais doenças que têm no Aedes o seu vetor. O reforço nesse trabalho da Secretaria da Saúde virá das equipes de serviços urbanos. Enquanto as equipes de saúde atacam diretamente no combate ao mosquito Aedes, as equipes de limpeza intensificam o trabalho de coleta de lixo doméstico e retirada de entulho. Outras equipes trabalham ainda na roçagem de terrenos baldios e na limpeza de logradouros públicos.