Notícia

Imagem destaque notícia Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada com encontro de produtores rurais

Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada com encontro de produtores rurais

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizaram nessa terça-feira (05), a abertura da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente. O II Encontro dos Produtores Rurais marcou o inicio das atividades, e aconteceu na fazenda Passa Três, na propriedade do produtor Airdson Luiz Ferreira, o “Nino”. Contou com a presença da prefeita Renata Cristina Silva Borges, secretários Cristiane Maria da Silva (Educação e Cultura ), Eliane Santana Martins (Juventude, Esporte e Lazer), Celso Romildo Guerino (Administração), Fabianni Gonçalves Antônio (Ação Social, Habitação e Defesa Civil) e Luiz Carlos Guerino, titular da Secretaria de Meio Ambiente e idealizador do evento.   

A Secretaria de Meio Ambiente também firmou parcerias com a Policia Militar do Meio Ambiente do município de Tupaciguara-MG e com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Uberlândia. A corporação foi representada pelo comandante sargento Guilherme Marcio Jacob da Fonseca, pelo cabo Rafael Oliveira de Paula e o cabo Fernando Junior Valério Vaz. A EMATER foi representada por Ademar Franco Guimarães (coordenador regional), Suzana Kanadani Campo (coordenadora técnica regional) e Adriano de Araújo e Silva. 

Palestras importantes foram realizadas para os participantes: Suzana Kanadani falou sobre o “Tratamento Adequado do Esgoto  Doméstico”, Ademar Franco explicou sobre a construção de “Fossa Séptica Biodgestora” e os representantes da PM orientaram os produtores rurais sobre o “Licenciamento Ambiental na Área Rural”.

O secretário Luis Guerino enfatizou a importância desta semana que visa a conscientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente. “Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Com a participação de todos podemos preservar nossos recursos naturais”, disse.  

A prefeita Renata Borges também falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e garantiu que em sua gestão a área está bem amparada e vista com muito cuidado. “Cada um de nós temos que fazer nossa parte, a preservação do meio ambiente é uma atitude que tem que ser tomada em conjunto. O nosso governo é comprometido com a causa ambiental mas precisamos da ajuda de todos”, disse. A prefeita também agradeceu a cordialidade dos anfitriões, Airdson Luiz Ferreira e Alacir da Conceição Teles.

O dia foi encerrado com o show da dupla Weverton e Jonathan e com um almoço. 

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!