Imagem destaque notícia SEMEC CAPACITA PROFESSORES PARA O USO DO PORTAL DO PROFESSOR

SEMEC CAPACITA PROFESSORES PARA O USO DO PORTAL DO PROFESSOR

25/01/2019 - 14:42 Educação e Cultura

A ferramenta digital foi cariada para otimizar o trabalho do docente. Dentre as inovações está o Diário Escolar Eletrônico

Nos dias 22 e 23 a Prefeitura e a Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) realizaram mais uma etapa da capacitação dos professores, diretores e secretários escolares para a ferramenta digital Portal do professor que será adotada a partir desse ano nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Araporã. O treinamento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e foi ministrado pela equipe técnica da empresa Governa (Sistema Integrado para Gestão Pública).

O Portal do Professor trata-se de uma ferramenta digital criada em conformidade com o Educacenso, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e atende normas do Ministério da Educação. Seu objetivo principal é melhorar os processos educacionais, otimizar o trabalho dos profissionais que atuam nas escolas estaduais, monitorar a frequência dos estudantes e garantir maior segurança dos dados escolares, dentre outros pontos. A proposta é modernizar as escolas e disponibilizar tecnologias que facilitem o dia a dia do professor, ao mesmo tempo em que permite uma gestão mais qualificada das informações dos estudantes, escolas, professores, entre outras.

Para a SEMEC, como ferramenta de gestão, o Diário Eletrônico disponibilizado pelo Portal do professor, vai otimizar o trabalho do professor, contribuirá para a melhoria da qualidade da educação e minimizará a evasão escolar, pois vai monitorar a frequência dos estudantes, que é fundamental para qualquer processo educativo.

A meta é fazer com essa nova tecnologia está completamente operacional a partir de 1º de março. Por isso, professores e servidores de secretarias escolares estão passando por vários treinamentos para assegurar que esses profissionais tenham o completo domínio dessa nova ferramenta, garantindo assim, um trabalho de alta qualidade.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação