Imagem destaque notícia SEMEC INICIA PROGRAMA DE REFORÇO ESCOLAR COM FOCO NA PROVA BRASIL

SEMEC INICIA PROGRAMA DE REFORÇO ESCOLAR COM FOCO NA PROVA BRASIL

07/08/2019 - 16:00 Educação e Cultura

2019 é ano de Prova Brasil e com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que é um dos indicadores do IDEB, a Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) colocou em prática a estratégia de reforço de conteúdos para os alunos dos 5º e 9º anos. As aulas de reforço acontecem em contraturno escolar e contemplam as disciplinas de língua portuguesa e de matemática. Na Rede Municipal de Ensino de Araporã, serão submetidos à Prova Brasil alunos da Escola Olintha de Oliveira Vale.
Na última avaliação realizada em 2017, os alunos dos 5º anos conseguiram pontuação de 6,0, superando a meta projetada que era de 5,4. Para esse ano, o MEC projetou meta de 5,7.Em contrapartida, a meta observada para os alunos dos 9º anos foi de 4,6, ficando atrás da meta projetada que era de 4,7, porém acima da média nacional. Para esse ano, a meta projetada para a avaliação dos anos finais é de 5,0.
Além de adotar o reforço escolar em contraturno como forma de melhorar o desempenho dos alunos na Prova Brasil, no primeiro semestre a Prefeitura e a Secretaria da Educação investiram R$ 118,2 mil, recurso esse oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), previstos no Plano de Ações Articuladas (PAR) na aquisição de kits didáticos de português e matemática. O material vai contempla alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e tem objetivo melhorar da proficiência e, consequentemente, promover a melhoria do desempenho dos estudantes do ensino fundamental.