Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia SEMINÁRIO DISCUTE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE ARAPORÃ

SEMINÁRIO DISCUTE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE ARAPORÃ

31/08/2018 - 18:15 Saúde

A Prefeitura e a Secretaria da Saúde realizaram na manhã de segunda-feira (27) o I Seminário de Saúde Mental de Araporã. O evento que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores teve como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem das unidades da Atenção Básica em Saúde, como os PSF’s, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais ligados à saúde pública. Os secretários Carla Ferreira de Oliveira Teixeira (Saúde), Eduardo Ribeiro Borges (SEDETUR/Comunicação), João Carlos Pântano (IMPA) e o vereador Manoel Gonçalves participaram do evento que contou ainda com a presença de representantes do Centro de Atenção Psicossocial de Bom Jesus de Goiás. A equipe da Saúde Mental do município de Araporã, além de participar do seminário, trabalho incansavelmente para a realização do evento, bem como a comissão organizadora formada por Aline Cristina de Araújo, Camila Danielle Silva de Freitas, Ludmilla Ferrante Fagundes, Marcela Cristina Borges Lemes, Marcos Pereira da Silva e Maria Luiza Valentim Arruda.
O evento trouxe duas palestras. A primeira foi ministrada pela mestranda em Saúde da Família Rafaela Miranda Proto e teve como tema “Saúde Mental: responsabilidade de quem?”. A segunda palestra ministrada pela mestra em psicologia Natália Aparecida Pimenta abordou “A Saúde Mental na Atenção Primária e a lógica interdisciplinar no cuidado”.
Durante o evento, as palestrantes apresentaram um dado alarmante: os problemas de saúde mental representam 1/3 dos casos das doenças não transmissíveis em todo o mundo. E o pior: essa margem vai aumentar e muito nas próximas décadas.
Segundo a secretária da Saúde, Carla Ferreira, o município de Araporã nunca teve dados estatísticos sobre doenças e problemas mentais. “A nossa preocupação era conhecer a realidade da saúde mental no município. Pedimos um levantamento e a situação verificada se mostrou preocupante. Hoje nos preocupamos em saber quem são nossos pacientes e como atendê-los. Eu vejo na realização desse seminário uma oportunidade de qualificar nossos servidores e parceiros e bem como dar visibilidade e valorizar a saúde mental”, disse.
Após cada palestra, as especialistas em saúde mental abriram espaço para discutir com a comunidade profissionais da área da saúde, complementando explicações e esclarecendo questionamentos.
Ao fim do evento a secretária da Saúde disse que o seminário serviu como meio facilitador do processo de diálogo que deve haver entre os profissionais da área (principalmente entre saúde mental e atenção básica), para assim, oferecer possibilidades dos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) na vinculação dos serviços oferecidos. “Os diálogos promovidos durante o seminário são necessários e contribuem muito na nossa luta em busca de uma qualidade no serviço de saúde no nosso município”, concluiu.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Últimas notícias