Imagem destaque notícia SISTEMA MODERNO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMEÇA A SER INSTALADO EM ARAPORÃ

SISTEMA MODERNO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMEÇA A SER INSTALADO EM ARAPORÃ

29/06/2018 - 09:59 DMAE

A Prefeitura de Araporã  está implantando no município um sistema moderno de tratamento de esgoto, trata-se do sistema Wetland (Tratamento de esgoto simulando sistemas naturais formados por leitos de plantas aquáticas emergentes e flutuantes. Podem se caracterizar como alternativas de tratamento que viabilizem a redução do impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanos). A Prefeitura está investindo nesta obra recursos próprios da ordem de R$ 148.519,38.

As wetlands construídas são um sistema de tratamento e polimento de esgotos com comprovada eficiência. As principais vantagens de sua utilização são o baixo custo de implantação e manutenção, simplicidade de operação, além da beleza estética e paisagística.

O projeto conta com a construção de duas lagoas compostas  de plantas macrófitas a escolha da planta vêm do projeto padrão instalado em outros municípios, pois suas raízes podem absorver grandes quantidades de substâncias tóxicas sendo eficientes para o tratamento de  esgoto no local depositado, possuem ação depuradora sobre agentes poluidores e podem ser de grande utilidade na recuperação de corpos hídricos e melhoria na qualidade de água no pós tratamento de esgotos.

A prefeita Renata visitou no ano passado o ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte dos Leites na cidade de Araruama-RJ, que tem como tratamento de esgoto o sistema Wetland. A prefeita pôde conferir de perto a eficiência do sistema, os seus processos e os benefícios que o mesmo traz à comunidade.

Renata enfatiza a necessidade da implantação do sistema, uma vez que o mesmo segue as normas da Legislação Ambiental e mostra o compromisso do município com o meio ambiente, melhorando assim a qualidade de vida da população.

É pra você que a gente trabalha !