Imagem destaque notícia SUPERINTENDÊNCIA DE SAÚDE EMITE ALERTA SOBRE APARECIMENTO DE ESCORPIÕES

SUPERINTENDÊNCIA DE SAÚDE EMITE ALERTA SOBRE APARECIMENTO DE ESCORPIÕES

23/08/2018 - 18:01 Saúde

A veiculação de notícias de óbitos causados pela picada do escorpião levou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS) a emitir alerta orientando os municípios mineiros e a população sobre a adoção de medidas de prevenção para evitar a proliferação do animal e até mesmo acidentes. A picada do escorpião pode ser fatal para crianças, idosos e pessoas debilitadas.

Em Araporã, através dos agentes de combate a endemias, a Prefeitura, a Secretaria da Saúde e o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica desenvolvem um constante trabalho de campo para monitorar o aparecimento dos insetos e orientando para que a população adote medidas preventivas.

Com hábitos noturnos, durante o dia, o escorpião esconde-se sob as cascas de árvores, pedras e dentro de domicílios, principalmente em sapatos. Mede de 5 a 7 centímetros de comprimento. Das 1.600 espécies conhecidas, 25 podem causar acidentes mortais. Dessas, três ocorrem no Brasil.

Em um dos trabalhos rotineiros de monitoramento, os agentes de endemias da Prefeitura de Araporã encontraram escorpião em uma residência na Rua Osvaldo Franceschi. O animal é o da espécie Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo.O morador foi orientado a eliminar todo o material que possa servir de esconderijo e reprodução do animal.

O controle populacional desses animais depende da limpeza e exige dedicação da população.A orientação da Vigilância em Saúde é para que os moradores relatem o aparecimento de escorpiões e demais animais peçonhentos para que a equipe proceda a captura dos insetos e proceda a varredura dos locais próximos. Além disso, orienta a comunidade a tomar cuidado com sapatos e roupas penduradas ou qualquer outra situação que os animais possam utilizar como esconderijo.

Vítimas de acidentes com animais peçonhentos devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Medidas preventivas divulgadas pela SRS

- Manter limpos quintais e jardins, não acumular lixo domiciliar;

- Acondicionar bem o lixo doméstico (restos de alimentos) em sacos plásticos para evitar a presença de baratas;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Limpar terrenos baldios situados a cerca de 2 metros em volta dos domicílios;

- Eliminar fontes de alimentos para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos, etc.

- Evitar no entorno dos domicílios a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões como restos de materiais de construção, entulho, madeira, tijolos, telhas, lenha, etc.

- Preservar os inimigos naturais dos escorpiões: corujas, pequenos macacos, quati, lagartos, emas, sariemas, sapos, gansos, galinhas, galinha dángola, etc.

- Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;

- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto as paredes externas e muros;

- Rebocar paredes e frestas;

- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

- Colocar tela fina nas janelas;

- Vedar preferencialmente a noite ralos de banheiro, cozinha e tanque;

- Em caso de acidente com crianças levá-la imediatamente para a unidade de saúde para avaliação médica e transferência o mais rápido possível para o pronto socorro;

- Se uma criança apresentar choro persistente de dor sem motivo aparente pode ter sido picada por escorpião, seguir recomendações do item anterior;

- Acidente com paciente idoso deverá também ter a mesma conduta de acidente com criança, ou seja, procurar imediatamente o pronto socorro;

- Capacitar profissionais de saúde no atendimento em acidentes por animais peçonhentos.