ENCONTRO DE TUPACIGUARA MOBILIZA MUNICÍPIOS
Dando prosseguimento à política de integração dos municípios que compõem o Circuito Rotado Triângulo, a Instância Governamental de Regionalização do Turismo – IGR, o município deTupaciguara promoveu nesta terça-feira, 17, a 1ª Conferência de Gestores da Cultura eTurismo do Vale do Paranaíba.
O encontro serviu para estreitar os laços entre os 25 municípios participantes do circuito bemcomo proporcionar a troca de experiências e o aprendizado das questões ligadas ao turismoem Minas Gerais.
Estiveram presentes o diretor egional do Sebrae Ariel Sanches, o diretor regional da Emater Gilberto Carlos e a presidente da IGR Rota do Triângulo Maria Aparecida Basílio. Representando o governo de Minas compareceu o sub-secretário de estado da Cultura e Turismo Igor Arci.
Igor Arci falou por cerca de uma hora sobre as políticas do Estado de Minas para o turismo,enaltecendo a importância de os municípios estarem capacitados para alcançarem os recursos destinados pelo estado para o fomento do turismo.
Palavras como mineiridade, transversalidade, associativismo e consórcio foram citadas com ênfase, além do foco no termo ‘economia criativa’. No final do encontro, entretanto, presentes abordaram o tema que os triangulinos sempre lembram: a pouca importância que o governo do estado dá ao Triângulo Mineiro, segundo vários deles. A criação de uma associação para resolver questões de natureza operacional frente o turismo e a cultura, de interesse dos municípios, a exemplo da Amvap – Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba foi citada,obtendo a aprovação de todos os presentes.
GECOM - GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO