Imagem destaque notícia Usina doa R$ 30 mil em equipamentos para Escola Técnica

Usina doa R$ 30 mil em equipamentos para Escola Técnica

04/07/2017 - 15:24 Educação e Cultura

Na manhã de terça-feira (04) a direção da Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira recebeu a doação de R$ 30 mil em equipamentos, ferramentas, utensílios de cozinha, cadeiras e armários. A doação foi feita pela empresa Agropecuária Araporã e aconteceu na sede da escola. O evento contou com a presença da prefeita Renata Cristina Silva Borges; secretário de Desenvolvimento, Turismo, Relações Institucionais e Comunicação, Eduardo Borges; diretor da unidade escolar, Valberto Martins e alunos, bem como dos representantes da empresa doadora, dentre os quais, o diretor-presidente, Alexandre Franceschi; o advogado Renato do Vale; e o assistente jurídico Lucas Antônio Lira Silva.

Essa iniciativa faz parte do programa de Responsabilidade Social mantido pela empresa e atende acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho. Sendo assim, a Agropecuária Araporã que é uma das maiores empresas do município de Araporã, destina parte da sua arrecadação a entidades do município.

A relação de parceria entre a Escola Municipal de Formação Técnica José Inácio Ferreira (conhecida como Escola Técnica) e a empresa Agropecuária Araporã é antiga. A escola é responsável pela formação de profissionais através do curso de Técnico em Agropecuária. Parte dos alunos da escola termina sendo contratados pela empresa que é uma das maiores empregadoras do município.

Conforme o advogado Renato do Vale, essa é uma forma de retribuir para o município o que a escola fornece à empresa, que são os profissionais. “Por isso é uma satisfação muito grande para nós fazer a entrega desses equipamentos, ferramentas e utensílios que vão ajudar ainda mais na formação desses profissionais”, disse.

Para o diretor-presidente da Agropecuária Araporã, Alexandre Franceschi, a empresa tem uma responsabilidade social muito grande para com o município e a comunidade araporense, além, a diretoria da usina que tem na plantação de cana e na produção de açúcar a álcool o seu carro chefe, trata a educação como prioridade. “Educação não é gasto, é investimento. O dinheiro que investimos em educação, seja a iniciativa pública ou privada, dá à comunidade um retorno, no mínimo, três vezes maior. Por isso o nosso compromisso de sermos parceiros de Araporã na formação educacional, profissional e de cidadãos”, destacou o empresário.

Valberto Martins, diretor da Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira, agradeceu a doação feita pela empresa, destacou o trabalho que é desenvolvido não apenas na formação dos alunos, mas também em prol da comunidade e reconheceu o quanto os equipamentos e ferramentas vão melhorar o desempenho dos professores e dos alunos na formação técnica oferecida pela escola.

A prefeita Renata Borges agradeceu a iniciativa da empresa e reconheceu a importância da usina na geração de emprego e renda para o município. “Ter uma empresa desse porte no nosso município é de fundamental importância não só para nossa economia, mas também para a comunidade que é atendida com a geração de emprego e com iniciativas como essas que, com certeza, vai resultar em mais qualidade na formação dos filhos da família araporense. Dessa escola saem grandes profissionais que são absorvidos por empresas do município e de outras cidades. Por isso nós agradecemos essa doação”, assinalou a prefeita.

Além da Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira, a Agropecuária Araporã doou no ano passado equipamentos, materiais e utensílios para a Escola Estadual Mário Sidney Franceschi. Essa doação somou R$ 40 mil e resultou na melhoria do ensino oferecido aos alunos da Rede Estadual.

Dando continuidade ao seu programa de Responsabilidade Social, está programado pela Agropecuária Araporã a doação de equipamentos, utensílios, ferramentas e materiais para outras escolas e entidades, dentre elas: R$ 40 mil para a Polícia Militar; R$ 30 mil para a Escola Municipal Prefeito Wilmar Alves de Oliveira; e R$ 20 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Projetos Desenvolvidos pela Escola

Além de manter o curso profissionalizante de Técnico em Agropecuária, a Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira desenvolve importantes projetos voltados para outras escolas e para a comunidade. Dentre eles, auxílio e orientação na implantação de hortas em quintais na zona urbana; implantação de horta nas unidades de ensino, como escola e CEMEIs; plantio e produção de mudas de hortaliças para doação para a comunidade e pequenos produtores; auxílio e orientação a produtores rurais no preparo do solo e plantio.

Todas essas ações contam com apoio da Prefeitura e da Secretaria da Educação e Cultura.

(Veja na tabela a relação do material doado).

DESCRIÇÃO DO OBJETO QUANTIDADE
ENXADA 2 CARAS 2 1/2" S/C 5