Imagem destaque notícia VIGILÂNCIA EM SAÚDE VISTORIA IMÓVEIS E CAPTURA ESCORPIÕES EM ARAPORÃ

VIGILÂNCIA EM SAÚDE VISTORIA IMÓVEIS E CAPTURA ESCORPIÕES EM ARAPORÃ

27/07/2018 - 08:29 Saúde

Tão logo que tomou conhecimento do registro de aparecimento de escorpiões na área urbana, a Prefeitura de Araporã e Secretaria da Saúde determinaram a vistoria da equipe da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária e Epidemiológica) nos locais. Na tarde de quarta-feira (25) os técnicos da VISA acompanhados dos agentes de endemias estiveram na Rua Osvaldo Franceschi (Rua 21)) onde um morador foi picado por um escorpião da espécie Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo.

No local as equipes vistoriaram o ambiente e, como não encontraram insetos, os moradores foram orientados a manter limpos quintais e interior das residências eliminando os ambientes favoráveis à proliferação do animal que possui hábitos noturnos. Os cuidados são necessários também para prevenir outras pragas, como baratas que são a principal fonte de alimento dos escorpiões, roedores, animais peçonhentos e até mesmo o mosquito aedes aegypti que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Seguindo as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, os agentes de endemias e da Vigilância em Saúde procederam a inspeção no quadrante, ou seja, nos domicílios que fazem fronteira com o imóvel vistoriado. Em um desses imóveis, os agentes encontraram um escorpião em uma caixa de esgoto que estava tampada com pedaços de madeira. O exemplar foi capturado e os moradores do domicílio orientados a proceder a limpeza do quintal.

A orientação da Vigilância em Saúde é para que os moradores relatem o aparecimento de escorpiões e demais animais peçonhentos para que a equipe proceda a captura dos insetos e proceda a varredura dos locais próximos. Além disso, orienta a comunidade a tomar cuidado com sapatos e roupas penduradas ou qualquer outra situação que os animais possam utilizar como esconderijo.

Vítimas de acidentes com animais peçonhentos devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.

O controle populacional desses animais depende da limpeza e exige dedicação da população.

Cuidados que devem ser tomados pela população, para evitar acidentes com escorpiões

Na área externa do domicílio

         Manter limpos quintais e jardins. Não acumular folhas secas e lixo domiciliar

         Acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-lo para a coleta

         Não jogar lixo em terrenos baldios

         Limpar uma faixa de dois metros (aceiro) em terrenos baldios nas redondezas dos imóveis

         Eliminar fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e pequenos animais invertebrados)

         Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.

         Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado

         Preservar os inimigos naturais dos escorpiões (aves de hábitos noturnos como corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos

         Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões

         Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros