Imagem destaque notícia Vigilância Epidemiológica inicia campanha de vacinação antirrábica

Vigilância Epidemiológica inicia campanha de vacinação antirrábica

01/08/2017 - 14:34 Saúde

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica deram início à Campanha de Vacinação Antirrábica (contra a raiva animal). Cães e gatos com idade a partir de três meses devem receber nessa etapa a dose da vacina. Para atender toda a comunidade, o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica montou um criterioso calendário. Todo o trabalho está sendo acompanhado pelo secretário da Saúde, Roberto Wanderley do Nascimento; diretora da Vigilância, Débora Galé; e pelo médico veterinário Álvaro Francisco Braga (Superintendência Regional de Saúde), além da equipe técnica.

A vacinação teve início pelo Bairro Alvorada. A equipe está realizando a imunização no posto de atendimento que foi montado na Praça Waldomira Neves Ferreira. Nesse ponto, a equipe de atendimento atenderá nos dias 1º e 02 de agosto.

Nos dias 03 e 04, a posto de atendimento será montado no Centro de Eventos Chico do Pim. Na próxima semana, nos dias 08 e 09, a equipe atenderá na Praça Dr. Antônio Hélio de Castro. O final da campanha será nos dias 10 e 11, quando a equipe estará vacinando no posto de atendimento que será montado na Praça da Bíblia.

O proprietário deve levar o animal até o posto de atendimento, juntamente com o cartão de vacinas.

A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados. A forma mais comum de transmissão é através da mordida. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer incubado por até dois meses antes de apresentar os primeiros sintomas. Nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

A imunização é oferecida gratuitamente pela Prefeitura.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!