Imagem destaque notícia VIGILÂNCIA VAI INSPECIONAR ESCOLAS QUE RETOMARAM ENSINO PRESENCIAL

VIGILÂNCIA VAI INSPECIONAR ESCOLAS QUE RETOMARAM ENSINO PRESENCIAL

26/02/2021 - 11:20 Saúde Covid-19

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica (VISA) iniciou nessa semana vistoria e inspeção nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Araporã que retomaram as aulas presenciais. A fiscalização é fundamentada nas Notas Técnicas de nº 17 e 89, da Secretaria Estadual da Saúde e tem por com objetivo orientar e conferir se estão sendo cumpridas as novas determinações do protocolo de saúde no que se refere à prevenção da covid-19, levando em consideração o Plano para a Volta às Aulas Presenciais.
Na semana passada os agentes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica reuniram com a secretária da Educação para discutir as medidas de segurança adotadas pelo município, tendo em vista que no dia 1º de fevereiro teve início o sistema híbrido de ensino. Com isso, os pais passaram a ter a opção de manter os filhos no método presencial (com duas horas de aula/dia) ou permanecer com as aulas online.
O cumprimento das novas determinações é fundamental para que alunos, professores e funcionários possam sentir mais segurança e evitar que a escola seja um local de disseminação do vírus. A reunião aconteceu na Escola Olintha de Oliveira Vale e logo em seguida, a equipe técnica da VISA teve a oportunidade de conferir as medidas sanitárias adotadas para as aulas presenciais.
As aulas presenciais foram retomadas em três unidades do município: Escola Lápis de Cor (somente turma de pré II), Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira (de 1º a 4º ano) e Escola Olintha de Oliveira Vale (de 5º a 9º ano).
Para garantir a segurança, as unidades precisaram se adequar, disponibilizando termômetro, tapete sanitizante, álcool gel em todos os setores, desinfecção das salas, além de respeitar o uso de máscara e adotar um criterioso sistema de distanciamento. Não existe recreio e o lanche é entregue ao aluno depois de cada aula.