Imagem destaque notícia Violência contra idosos é tema de debate

Violência contra idosos é tema de debate

20/06/2018 - 10:41 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

A Prefeitura de Araporã, juntamente com a Secretaria de Ação Social, Núcleo de Proteção Social Especial, Conselho Municipal do Idoso e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  realizaram neste dia 19 uma roda de conversa sobre a campanha “Rompendo o Silêncio: Contra a Violência a Pessoa Idosa”.

O evento foi realizado no CAIA ( Centro de Apoio aos Idosos de Araporã). Para começar o dia ,os idosos se alongaram sob orientação do auxiliar desportivo, Marcelo Rossi de Almeida. Para enriquecer o momento o professor do Espaço de Música, Cristiano Gonçalves de Faria tocou algumas músicas para os idosos dançarem. Após o momento de descontração os idosos participaram de uma gincana de perguntas e respostas que enriqueceram o conhecimento dos mesmos sobre o assunto. Perguntas como o estatuto de idoso, como agir em casos de violência, os diversos tipos de violência e os órgãos competentes a quem devem recorrer.

Participaram do evento a secretária de Ação Social, Fabianni Gonçalves Antônio, a equipe técnica de referência do CRAS, Maiara Duarte Ferreira Freitas (Psicóloga) e Elânia Severino Martins (Assistente Social), a secretária executiva dos conselhos, Elizete Campos Bernardes, a diretora de Proteção Social Básica, Iama Diniz Falco e o diretor do CAIA, Valdeci Alves de Moura.

A secretária Fabianni enfatizou a necessidade de denunciar práticas que infligem o direito dos idosos garantidos pelo Estatuto do Idoso. “Não podemos concordar que seja normal pessoas terem seus direitos violados, é preciso fazer cada vez mais campanhas de conscientização para levar informações e orientações sobre o que é violência contra os idosos, que isso não é normal e que há, sim, punição, porque isso é um crime.”, pontuou Fabianni.

A psicóloga Maiara reforçou a disposição dos órgãos competentes existentes no município para quebrar o ciclo da violência, como um meio de garantir o cumprimento desses direitos.“ Em nosso município casos de violência contra os idosos podem ser denunciados em  diferentes órgãos de proteção, como Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal do Idoso, Núcleo de Proteção Social Especial, e também pelo Disque 100.”, disse.

O dia de muita interação e conhecimento foi finalizado com um café da manhã.

É pra você que a gente trabalha !