Imagem destaque notícia VISA DISCUTE NORMAS DE BIOSSEGURANÇA COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE

VISA DISCUTE NORMAS DE BIOSSEGURANÇA COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE

28/02/2019 - 08:00 Saúde

Com apoio da Secretaria da Saúde e da Prefeitura de Araporã, o Departamento de Vigilância Sanitária Municipal promoveu na sexta-feira (22) capacitação em biossegurança no ambiente de trabalho para todos os profissionais das unidades da Atenção Básica da Saúde (PSFs). O treinamento aconteceu na sala de reuniões do PSF1 (Centro) e foi ministrado pela equipe técnica da Vigilância Sanitária. Participaram da capacitação funcionários de serviços gerais, recepção, odontologia, enfermagem e médicos das unidades dos PSFs 1, 2 e 3. O objetivo é esclarecer aos profissionais a importância dos protocolos de segurança nas unidades afim de garantir saúde aos servidores e à população e o controle sanitário.
Os técnicos das VISA aproveitaram a oportunidade para esclarecer diversas dúvidas dos servidores sobre as normas e protocolos em biossegurança na área da saúde, tendo em vista que esses profissionais estão constantemente expostos aos mais diversos riscos em seus locais de trabalho e que por isso devem seguir as ações impostas pela biossegurança.
A biossegurança em saúde é um conjunto de medidas que procura reduzir ao máximo, ou até erradicar, os riscos característicos de determinadas atividades. A biossegurança é aplicada principalmente em instalações laboratoriais e aos agentes biológicos aos quais os profissionais podem estar expostos. Qualquer profissional que trabalhe em ambiente de saúde deve ficar atento a todas as regras
Como órgão fiscalizador e regulador no âmbito da Vigilância Sanitária, os técnicos da VISA falaram sobre EPIs, manipulação de produtos de limpeza, higiene, a importância do uso dos protocolos de segurança na rotina dos profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontologia, dentre outros.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação